Vozes Plurais: Pessoas Negras

Descrição

Ser profissional pessoa negra no Brasil ainda é pagar o preço dos abusos que começaram no passado, sem ter perspectivas de mudanças significativas no futuro. A presença de profissionais pessoas negras nas empresas se restringe em sua grande maioria aos cargos de menores níveis hierárquicos e consequentemente com menores remunerações, enquanto os níveis de liderança, sobretudo em posições executivas de diretoria e acima, apresentam uma baixíssima representatividade quando comparado com a presença de pessoas negras nos dados demográficos brasileiros. Algumas empresas já despertaram para esse cenário de injustiça social e trabalham em frentes para ampliar diversidade e inclusão de pessoas negras, mas infelizmente essa é uma amostra muito pequena de instituições realmente comprometidas. O caminho de soluções passa por conscientização, por desejo de se construir ambiente mais inclusivos dentre outras importantes iniciativas, mas fundamentalmente precisa de desenhos de ações afirmativas que permitam que diferenças enormes se tornem um pouco menores hoje e bem menores amanhã. Este curso se propõe a trazer, através de vozes que falam das jornadas próprias de pessoas negras, narrativas que possibilitem às pessoas não negras a entrar nesse universo e ganhar ou validar seu entendimento sobre as dores na carreira de uma pessoa negra (especialmente as que existem pelo fato de serem negras), compreender que a comunicação pode ser cuidadosa, respeitosa e inclusiva se queremos diminuir distâncias entre pessoas, desenvolver repertório sobre senso de pertencimento e o papel de cada um nesse processo.

Conteúdo Programático

4 módulos